Seja bem-vindo ao OpenBrasil.org

VEGETAÇÃO / CLIMA / SOLO


Vegetação

Quanto à formação vegetal, o município possui Caatinga Hipoxerófila – vegetação de clima semiárido apresenta arbustos e árvores com espinhos.

Aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies destacam-se a catingueira, angico, juazeiro, braúna, marmeleiro, mandacaru, umbuzeiro e aroeira.

Clima

O município de Ielmo Marinho esta situado na região denominada de Polígono das Secas, que apresenta um regime pluviométrico marcado por extrema irregularidade de chuvas, no tempo e no espaço. Nesse cenário, a escassez de água constitui um forte entrave ao desenvolvimento socioeconômico e, até mesmo, à subsistência da população.

A ocorrência cíclica das secas e seus efeitos catastróficos são por demais conhecidos e remontam aos primórdios da história do Brasil.

O município possui um clima tropical chuvoso, com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono, período chuvoso de abril a junho, temperatura média anual em torno de 29,0ºC e umidade relativa média anual de 72%.

Geologia

Os solos predominantes são: Planossol Solódico e. Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico Abrúptico. O município possui menos de 100 metros de altitude.

O município de Ielmo Marinho encontra-se inserido, geologicamente, na província Borborema, sendo constituído pelos litotipos dos complexos sedimentos do Grupo Barreiras e pelos depósitos Colúvio.

Fonte: IDEMA – 1999
Foto: Wikipédia sertão PTBR