Ielmo Marinho / RN: Recursos hídricos

Recursos hídricos


Águas Superficiais

O município de Ielmo Marinho possui 85,07% de seu território inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Potengi e 14,93% na bacia hidrográfica do Rio Doce, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Potengi, que o atravessa no sentido SW-E.

Seus principais tributários são o Rio Camaragibe e os riachos da Telha, do Meio, Salgado e Pedra Branca. Não existem açudes com capacidade de acumulação igual ou superior a 100.000m3, existindo como principais corpos de acumulação, as lagoas: da Jurema, Timbaúba, de Dentro, Capivara e dos Doidos. Todos os cursos d’ água têm regime intermitente.

Águas Subterrâneas.

Domínios Hidrogeológicos
O município de Ielmo Marinho está inserido no Domínio Hidro geológico Intersticial e no Domínio Hidro geológico Fissural. O Domínio Intersticial é composto de rochas sedimentares do Grupo Barreiras, Depósitos Colúvio-eluviais e dos Depositos Aluvionares.

O Domínio Fissural é formado de rochas do embasamento cristalino que englobam o subdomínio rochas metamórficas constituído e o sub-domínio rochas ígneas do Complexo Serra Caiada.

Ielmo Marinho / RN - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página