Ielmo Marinho / RN: Geografia

Geografia


Mapa do Rio Grande do Norte, Município de Ielmo Marinho - Mapa: OpenBrasil.org

O município de Ielmo Marinho situa-se na mesorregião Agreste Potiguar, limitando-se com os municípios de Bento Fernandes, Taipu, Ceará-Mirim, São Pedro, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Santa Maria, abrangendo uma área de 313 km².

A sede do município apresenta coordenadas 05°49’26,4” de latitude sul e 35°33’10,8” de longitude oeste, distando da capital cerca de 45 km, sendo seu acesso, a partir de Natal, efetuado através das rodovias pavimentadas BR-304 e RN-064.

A cidade de Ielmo Marinho esta localizado na Região Metropolitana de Natal.

Região Metropolitana de Natal

O Governo do Estado sancionou alteração da lei complementar nº 485, que está relacionado com a Região Metropolitana de Natal. A decisão foi publicada na edição 28 de julho de 2015. no Diário oficial do Estado.

A mudança consiste em adicionar o município de Ielmo Marinho na Grande Natal. O projeto foi proposto pelo deputado estadual José Dias e aprovado pela Assembleia Legislativa.

Agora, os municípios que fazem parte desta região são Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibú, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape e Ielmo Marinho.

O documento foi sancionado pelo governador Robinson Faria e Gustavo Nogueira, secretário estadual de Planejamento.

A Região Metropolitana de Natal é a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste, atrás apenas das regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza, e 18ª maior região metropolitana do país. A localização foi criada no dia 16 de janeiro de 1997.


Mapa das Microrregiões (Regiões) Homogêneas do estado do Rio Grande do Norte - IBGE / OpenBrasil.org (Clique para ampliar)

Regiões do Rio Grande do Norte

No ano de 1970, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para a divisão do Estado do Rio Grande do Norte em 13 Microrregiões Homogêneas, esta regionalização esta em constante evolução.

Esta regionalização procurou agrupar em pequenas regiões os municípios que apresentavam semelhanças e uma certa homogeneidade não só no quadro natural, mais esta regionalização procurou agrupar municípios que apresentava semelhanças no quadro econômico, cultural, geográfico e histórico, onde estabeleceu a divisão geográfica do Rio Grande do Norte.

Além da sede do municipal, Ielmo Marinho conta importantes distritos e localidades em seu município segundo o IBGE: Jurumenha, Pacavira, Capivara, Alegria, Boa Vista, Lagoa do Meio, Pororocas, Serrote Coberto, Lajinha, Fazenda Nova, Chaparral, Carnaúba, São Sebastiao I, São Sebastiao II, Lagoa de Dentro, Canto de Moça, Nova Descoberta, Lagoa Funda, Oiticica, Umari, Riacho da Telha.

Fonte: OpenBrasil.org
Ielmo Marinho / RN - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página